Resposta Funcional de Telenomus remus (Heminoptera: Scelionidae) com Diferentes Densidades de Ovos de Spodoptera frugiperda (Lepitoptera: Noctuidae) Funcional Response of Telenomus remus (Heminoptera: Scelionidae) to the Amounts of Eggs of Spodoptera frugiperda (Lepitoptera: Noctuidae)
PDF

Palavras-chave

Controle biológico
parasitóide
milho.

Como Citar

Mourão, S. A. S., Cruz, I. I., & Duarte, M. de O. M. de O. (2009). Resposta Funcional de Telenomus remus (Heminoptera: Scelionidae) com Diferentes Densidades de Ovos de Spodoptera frugiperda (Lepitoptera: Noctuidae) Funcional Response of Telenomus remus (Heminoptera: Scelionidae) to the Amounts of Eggs of Spodoptera frugiperda (Lepitoptera: Noctuidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8550

Resumo

Estudou-se o efeito de diferentes densidades de ovos da lagarta Spodoptera frugiperda Smith sobre o parasitismo do parasitóide de ovos Telenomus remus Nixon. As densidades de 40, 50, 60, 70 e 80 ovos, com até 24 horas de idade, foram submetidos ao parasitismo por fêmeas de T. remus, durante 24 horas. A relação linear crescente de adultos de T. remus emergidos e da razão sexual com o aumento da densidade de ovos da lagarta demonstrou resposta funcional (tipo I) e indica aspecto funcional na dinâmica parasitóide - presa em relação a densidade de presas e o número de presas atacadas. A percentagem de eclosão dos ovos parasitados (viabilidade) demonstrou resposta funcional sigmóide com maior percentagem de eclosão de T. remus na densidade de 60 ovos indicando ser a melhor densidade para utilização em cartelas ofertadas nas criações massais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.