Feira Agroecológica no Alto Sertão da Paraíba: Produzindo Saúde
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
segurança alimentar
meio ambiente

Como Citar

Gurjão, K. C. de O. G. K., Alvarenga, C. F. de S. A. C., & Coelho, A. A. C. A. (2009). Feira Agroecológica no Alto Sertão da Paraíba: Produzindo Saúde. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8544

Resumo

A agricultura familiar da região semi-árida brasileira enfrenta desafios relacionados à segurança alimentar e sociocultural aliada a necessidade de romper com o caráter assistencialista das políticas públicas. Apresenta-se neste artigo a experiência de enfrentamento dessa questão a partir da valorização de mercados locais de pequenas cidades por meio da constituição de feiras agroecológicas realizadas no Alto Sertão da Paraíba, tendo como objetivo a constituição de espaços de educação solidária entre camponeses e consumidores. Depois de um trabalho de base e capacitações para o uso de defensivos naturais, trazendo como proposta um novo modelo da agricultura familiar, com o uso racional da água e respeito ao meio ambiente, foi então criada a primeira feira agroecológica do Alto Sertão da Paraíba no município de Cajazeiras. Com essa experiência surgiram novos caminhos para os agricultores e agricultoras sertanejos, que perceberam a possibilidade de expandir para outros municípios com uma produção bastante diversificada de produtos cultivados nos quintais, nas mandalas, às margens do Canal da Redenção e nos baixios próximos ao Rio Piranhas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.