Avaliação das Condições Ambientais do Açude de São Gonçalo-Pb
PDF

Palavras-chave

saúde pública
degradação ambiental
educação ambiental

Como Citar

Gurjão, K. C. de O. G. K., Lima, C. J. de L. C., Vieira, H. V. H., Barbosa, • Marilene V. B. M., Ribeiro, • Sérgio do N. R. S., & Silva, • Ronaldo R. da S. R. (2009). Avaliação das Condições Ambientais do Açude de São Gonçalo-Pb. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8539

Resumo

O Perímetro Irrigado de São Gonçalo, construído em 1919, é administrado pelo DNOCS e representa um complexo hídrico com infra-estrutura de irrigação e assentamento de colonos no município de Sousa-PB. Diante das atividades degradativas no açude de São Gonçalo o trabalho teve como objetivo diagnosticar as condições ambientais do entorno do mesmo e efetuar levantamento sobre a origem dos danos ambientais. Como metodologia foi utilizada visita de campo e entrevistas com moradores do entorno e cidades vizinhas ao açude. Levantou-se os seguintes pontos sobre o estudo de campo: Emissão de esgotos residenciais para áreas próximas as margens do açude; Margens do açude degradadas pela intensa exploração agropecuária; Alto índice de desmatamento da mata ciliar;Uso indiscriminado de agrotóxico pela população ribeirinha; Emissão de esgotos residenciais das cidades de Nazarezinho e Marizópolis, através de riacho que deságua no açude de São Gonçalo; Exploração para lazer de área de mata. O primeiro resultado desse trabalho de alerta e conscientização das condições ambientais da bacia hidrográfica do açude de São Gonçalo, foi a elaboração de um vídeo e uma cartilha educativa de titulo: “ SOS - Açude de São Gonçalo”.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.