Por uma Abordagem Integrativa da Inovação Tecnológica na Agricultura: encontro de saberes e mudança institucional.
PDF

Palavras-chave

transição tecnológica
inovação
perspectiva multinível
desenvolvimento sustentável

Como Citar

Marques, F. C., & Dal Soglio, F. K. (2009). Por uma Abordagem Integrativa da Inovação Tecnológica na Agricultura: encontro de saberes e mudança institucional. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8536

Resumo

A Agroecologia é fundamental para a construção da sustentabilidade nos espaços rurais e tem inspirado inúmeras iniciativas tecnologicamente inovadoras para a agricultura. Com a preocupação de que a maioria delas tem grande potencial transformador, mas permanece isolada, este trabalho traz para a discussão construções teóricas recentes que propõem a análise de transições tecnológicas pela Perspectiva Multinível e pela Perspectiva Orientada pelo Ator. Considerando que tais inovações precisam de ambiente técnico-institucional receptivo, alinhamento de expectativas entre os atores sociais e inter-relações sócio-institucionais em diferentes níveis da ação os aspectos levantados pela discussão sugerem a necessidade de avançar teórica e analiticamente nos estudos dedicados ao componente ‘tecnológico’ no desenvolvimento sustentável de maneira a melhor compreender e propor mudanças nos regimes tecnológicos prevalentes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.