Conhecimento Local de Viminicultores do Planalto Sul Catarinense: Potencialidades para o Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais
PDF

Palavras-chave

Salix
agricultura familiar
SAF’s
Agroecologia

Como Citar

Della Mea, L. G. (2009). Conhecimento Local de Viminicultores do Planalto Sul Catarinense: Potencialidades para o Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8529

Resumo

Embora praticada em áreas de preservação permanente a viminicultura em Santa Catarina destaca-se pela absorção da mão-de-obra familiar e geração de renda. Este trabalho teve por objetivo realizar estudo etnobotânico junto à viminicultores que possam auxiliar no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais, assim permitindo a adequação legal das APP’s. Durante os meses de janeiro a julho de 2009 foram realizadas 10 entrevistas semi-estruturadas com viminicultores residentes nas comunidades típicas de cultivo do vime. O estudo abordou aspectos sobre o cultivo do vime, saúde da família e da diversidade vegetal local. Exemplares da vegetação típica dos vimais foram fotografados ou coletados e herborizados para a identificação. O estudo mostrou que os viminicultores entrevistados estão dispostos à manutenção e harmonização dos vimais como SAF’s, dando preferência a espécies frutíferas nativas, desde que localizadas no entorno dos vimais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.