Manejo da agrobiodiversidade na agricultura indigena de corte e queima do baixo rio Negro, Amazonas, Brasil.
PDF

Palavras-chave

agrobiodiversidade
etnoecologia
povos indígenas
rio Cuieiras.

Como Citar

Cardoso, T. M. (2009). Manejo da agrobiodiversidade na agricultura indigena de corte e queima do baixo rio Negro, Amazonas, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8519

Resumo

Este artigo objetiva identificar e descrever o conjunto de práticas agroecológicas que contribuem para a construção da riqueza de plantas cultivadas nos ciclos dos roçados indígenas no rio Cuieiras. Utilizou-se de metodologia da etnoecologia e procedimentos de campo oriundos do programa Pacta. O sistema agrícola é visto como um ciclo roça-capoeira-sítio-floresta integrado em mosaico com outros espaços florestais e agrícolas. Foco a investigação nos saberes e práticas que são utilizadas em cada etapa do ciclo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.