Caracterização da Vegetação Secundária Arbórea em Diferentes Estádios de Sucessão Vegetal na Amazônia Maranhense
PDF

Palavras-chave

Vismia brasiliensis Choisy
capoeira
degradação
florestas primárias
pousio.Vismia brasiliensis Choisy
pousio.

Como Citar

CARVALHO ROCHA, E. R., & ENES ROCHA, A. (2009). Caracterização da Vegetação Secundária Arbórea em Diferentes Estádios de Sucessão Vegetal na Amazônia Maranhense. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8517

Resumo

Foi realizado o estudo comparativo de capoeiras de 3 e 4 anos do P.A São João do Rosário, no município de Rosário, MA afim de caracterizar a composição florística, fitossociologia e a dinâmica das espécies. O estudo foi conduzido em 25 parcelas permanentes de monitoramento (10m x 10m). Em 2007, foram medidas árvores com CAP > 5 cm. No segundo ano, foi acompanhado os indivíduos já marcados, acrescidos novos, além de alturas totais estimadas. No ano de 2007 foram identificados 434 indivíduos distribuídos em 21 famílias, Com densidade total 1736,00, freqüência total de 864,0. No ano de 2008 foram 629 indivíduos, 22 famílias, destacando-se a Fabaceae que apresentou 142 indivíduos e somando 8 espécies. A densidade total 2516,00, freqüência total de 1172,0. A utilização do pousio garante às capoeiras um incremento de biomassa e de nutrientes, além de abrigar espécies com alta potencialidade de uso para os agricultores locais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.