Atividade Antimicrobiana in vitro de Células e Filtrado de Saccharomyces boulardii Contra Phakopsora pachyrhizi
PDF

Palavras-chave

soja
ferrugem asiática
controle alternativo

Como Citar

Dartora, J., Marini, D., Freiberger, M. B., Kotz, T. E., Pauletti, D. R., & Stangarlin, J. R. (2009). Atividade Antimicrobiana in vitro de Células e Filtrado de Saccharomyces boulardii Contra Phakopsora pachyrhizi. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8510

Resumo

A doença ferrugem asiática, causada por Phakopsora phachyrhizi, é uma das mais importantes da cultura da soja. A levedura Saccharomyces boulardii isolada de frutas silvestres tropicais, pode ser encontrada na forma liofilizada no medicamento Floratil (Merck). O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana das células e do filtrado de S. boulardii sobre a germinação de esporos de P. phachyrhizi, como forma alternativa de controle à ferrugem asiática. Utilizaram-se os tratamentos: células de S. boulardii nas concentrações de 0,005; 0,05; 0,5; 5; 15 e 25 mg mL-1 e filtrado de S boulardii nas concentrações de 0,01; 0,1; 1; 5; 10; e 20%, além de água destilada esterilizada e fungicida (azoxystrobin 100 mg i.a. L-1). Observou-se resposta significativa dos diferentes tratamentos no ensaio de inibição da germinação dos esporos de P. phachyrhizi, verificando-se potencial na atividade antimicrobiana, tanto das células quanto do filtrado de S. boulardii.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.