Alteração na Estrutura Horizontal de uma Agrofloresta Experimental no Período Entre 2005 e 2009.
PDF

Palavras-chave

Sistema agroflorestal
produtivo
análise ecológica.

Como Citar

Torres, D. M., Rodrigues, A. C. C., Stockmann, R., Vieira, A. P., & Fontes, M. A. L. (2009). Alteração na Estrutura Horizontal de uma Agrofloresta Experimental no Período Entre 2005 e 2009. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8509

Resumo

Com objetivo de estudar a alteração na estrutura horizontal de um sistema agroflorestal, localizada no campus da Universidade Federal de Lavras (Lavras, Minas Gerais), no intervalo de cinco anos, todos os indivíduos da comunidade arbóreo-arbustiva, com DAP acima de 0,5cm, foram remedidos, e tiveram seus dados do ano de 2005 comparados com os do presente ano. Nas duas medições a distribuição das classes de diâmetro se deu na forma de J-invertido. Houve também um significativo crescimento da comunidade vegetal em termos de área basal, demonstrado pelo expressivo número de indivíduos com DAP acima de 4,34cm. Em contrapartida, o número de indivíduos acima de 0,5cm diminuiu de 2005 para 2009. Assim, o estudo indicou que, essa agrofloresta, hoje com dez anos, encontra-se em um marcante processo de amadurecimento produtivo. Acredita-se, pois, que técnicas de análise ecológica para ambientes nativos podem ser usadas com êxito para agroecossistemas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.