Produtividade De Amendoim Submetido a Diferentes Densidade de Plantas
PDF

Palavras-chave

Arachis hipogaea L.
rendimento
arranjo espacial.

Como Citar

Silveira, P. S. da S. S., Peixoto, C. P. P. P., Lima, V. P. de L. L., Silva, A. P. P. da S. S. A., Bloisi, A. M. B. B., & Borges, V. P. B. B. V. (2009). Produtividade De Amendoim Submetido a Diferentes Densidade de Plantas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8505

Resumo

Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo do amendoim Vagem lisa e BRS Havana, cultivados em diferentes densidades no final do período das chuvas (julho de 2008) na Estação Experimental de Fruticultura e Mandioca Tropical no município de Conceição do Almeida-BA. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados no esquema fatorial 2 x 4; duas cultivares de amendoim (Vargem lisa e BRS Havana) com quatro tratamentos (densidades) e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1 (covas de 0,25m x 0,30m), T2 (5 plantas m-1 x 0,50m), T3 (10 plantas m-1 x 0,50m) e T4 (15plantas m-1 x 0,50m). As avaliou-se o numero total de vagens por plantas e a produtividade, aos 90 dias após a emergência (DAE) e as médias submetidas ao teste de Tukey. Conclui-se que a densidade de plantas interfere de forma significativa no numero total de vagens por plantas na cultivar vagem lisa, não diferindo estatisticamente quanto à produtividade em ambas as cultivares.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.