Levantamento de Espécies Arbóreas de Matas Ciliares como Subsídio a Implantação de Sistemas Agroflorestas em Áreas de Agricultura Familiar no Vale do Mucuri, Minas Gerais, Brasil.
PDF

Palavras-chave

Levantamento Florístico
Sistemas Agroflorestais
Agricultura Familiar.

Como Citar

Gomes Fonseca Almeida; Dayer Lopes de B. Moreira;Costa Rodri, L. (2009). Levantamento de Espécies Arbóreas de Matas Ciliares como Subsídio a Implantação de Sistemas Agroflorestas em Áreas de Agricultura Familiar no Vale do Mucuri, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8504

Resumo

Cerca de vinte e cinco mil famílias são membros da Agricultura Familiar do Vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais. Para recuperação de APP’s é imprescindível montar sistemas de produção que promovam a biodiversidade, tanto das plantas como dos animais. Os SAF’s (sistemas agroflorestais) apresentam estas características. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento das espécies arbóreas de Mata Ciliares encontradas em quatro propriedades de Agricultura Familiar no Vale do Mucuri, dando subsidio para implantação do SAF como ferramenta à recuperação. Para avaliação da composição da florística foram instaladas, em cada propriedade, parcelas (900 m²). Foi coletado material botânico de todas as espécies arbóreas encontradas nas parcelas. Foram identificadas 106 espécies arbóreas nas matas ciliares estudadas. A família Fabaceae (Leguminosae) apresentou a maior riqueza de espécies em todas as áreas estudadas. A construção participativa dos desenhos dos sistemas indicará outras espécies com potencial para os SAF´s.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.