Ação de Fungos Entomopatogênicos sobre o Parasitismo de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae)
PDF

Palavras-chave

parasitóide
controle biológico
agroecologia
biossegurança
organismo não-alvo

Como Citar

Potrich, M., Cappellari, C., Haas, J., Roman, J. C., Bonini, A. K., & Silva, E. R. L. (2009). Ação de Fungos Entomopatogênicos sobre o Parasitismo de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8503

Resumo

É crescente a preocupação em relação aos efeitos que fungos entomopatogênicos podem causar sobre a biologia e o parasitismo de Trichogramma pretiosum (Tp), ambos agentes de controle utilizados na agroecologia. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar o parasitismo de Tp em ovos de Anagasta kuehniella pulverizados com os fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae e Isaria fumosorosea. Estes foram pulverizados (1,0×108 conidios/mL) em cartelas (5,0x1,0cm) com ovos esterilizados, não-parasitados, de A. kuehniella. O teste com livre chance de escolha consistiu em acondicionar 4 fêmeas de Tp em beckers contendo 1 cartela pulverizada com cada fungo + 1 cartela pulverizada com testemunha. O teste de confinamento consistiu em confinar 1 fêmea de Tp com 1 cartela pulverizada. Observou-se que estes fungos não afetaram o parasitismo de Tp em ovos de A. kuehniella, sendo um indicativo para utilização em conjunto no manejo de insetos-praga.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.