Ciência e Saber Local para uma Educação Contextualizada na Sub-bacia do Rio dos Cochos, Norte de Minas Gerais.
PDF

Palavras-chave

Recursos hídricos
cultura
revitalização.

Como Citar

Melo, R. A. O. e, Magalhães, H. M., & Lopes, P. S. N. (2009). Ciência e Saber Local para uma Educação Contextualizada na Sub-bacia do Rio dos Cochos, Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8502

Resumo

Com o objetivo de capacitar docentes atuantes na região do rio dos Cochos, zona rural do município de Januária e Cônego Marinho, em relação a conhecimentos sobre recursos hídricos, humanos e culturais da região, foi promovido um encontro com oficinas ministradas por agricultores e docentes das universidades federais de Lavras e Minas Gerais. Esse encontro foi realizado nos dias 20 e 21 de novembro de 2008, nas comunidades rurais Sambaíba, Cabeceiras, Roda D’água e São Bento. Os trabalhos foram divididos em quatro temas: Saber Local, Frutos Nativos, Recursos Hídricos e Políticas Públicas para o Semi-Árido. Esses temas foram trabalhados na forma de oficinas, debates, plenárias e visitas técnicas monitoradas. O curso proporcionou a aproximação entre as escolas e a Assusbac e Cáritas, além de levar aos professores a conscientização da real necessidade de se revitalizar e conservar o rio dos Cochos e seus afluentes, além da afirmação de seu papel de multiplicador de conhecimento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.