Substratos para produção orgânica de mudas de maracujazeiro-azedo
PDF

Palavras-chave

cinzas
esterco
solo
propagação sexuada
Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.

Como Citar

Broetto, D., Botelho, R. V., Müller, M. M. L., Kawakami, J., & Tremea, A. (2009). Substratos para produção orgânica de mudas de maracujazeiro-azedo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8500

Resumo

O maracujazeiro-azedo é muito cultivado em propriedades familiares, havendo a necessidade de encontrar alternativas mais baratas e sustentáveis de obtenção de mudas para produção orgânica. A substituição de adubos químicos por orgânicos como cinzas e esterco para melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo é uma opção interessante, pois são de menor custo e fácil aquisição. Objetivou-se neste trabalho avaliar o desenvolvimento de mudas de maracujá em diferentes substratos constituídos por proporções variadas de solo, cinza e esterco bovino. O delineamento experimental foi em blocos casualizados contendo oito tratamentos (substratos) e quatro repetições. Para as variáveis, altura de planta, comprimento de raiz, índice de área foliar, massa seca da parte aérea, radicular e total os tratamentos T6 (50% solo + 50% esterco) e T7 (50% solo + 25% cinza + 25% esterco) apresentaram as maiores médias.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.