Avaliação de Agroecossistemas na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade
estado da arte.

Como Citar

Brito, A. V. da C., Lima, P. V. P. S., & Oliveira, J. A. de. (2009). Avaliação de Agroecossistemas na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8493

Resumo

O conhecimento das metodologias de avaliação da sustentabilidade dos agroecossistemas é um subsídio quando se quer mensurar os efeitos sociais, econômicos e ambientais do uso dos recursos naturais nestes ecossistemas agrícolas. Assim, este artigo teve como objetivo realizar um estado da arte das metodologias para avaliação da sustentabilidade de agroecossistemas. Para tanto fez-se consultas a periódicos, dissertações, teses e sites. Em seguida foram selecionados trabalhos relacionados ao tema. As informações mostraram que as metodologias empregadas para avaliação da sustentabilidade de agroecossistemas são adaptações de procedimentos tradicionais adotados na operacionalização do conceito de desenvolvimento sustentável e baseadas em indicadores. Não existem diferenças significativas entre elas. Portanto, o grande desafio do processo de avaliação da sustentabilidade de agroecossistemas é a construção de um sistema de indicadores que permitam a visualização da realidade local.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.