Mortalidade, CL50 E CL90 de Concentrado Emulsionvel a Base de Nim no Controle de Alabama Argillacea Hüebner, 1818 (Lepidoptera: Noctuidae)
PDF

Palavras-chave

Curuquerê-do-algodoeiro
Azadirachta indica
inseticida botânico

Como Citar

Nascimento, A. R. B. do, Lira, A. C. S., Soares, J. J., Beserra, E. B., & Almeida, R. P. de. (2009). Mortalidade, CL50 E CL90 de Concentrado Emulsionvel a Base de Nim no Controle de Alabama Argillacea Hüebner, 1818 (Lepidoptera: Noctuidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8472

Resumo

Os Inseticidas sintéticos têm sido apontados como responsáveis por sérios problemas de contaminação nos agroecossistemas. Este trabalho foi desenvolvido no laboratório de Entomologia da Embrapa Algodão, visando estudar a mortalidade, CL50 e CL90 de concentrado emulsionável à base de nim (Neemseto®) sobre lagartas de primeiro ínstar de Alabama argillacea. Para análise dos dados foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos e dez repetições. Folhas de Gossypium barbadense foram fornecidas aos insetos como fonte de alimento por 24 horas, tratadas com água destilada, Neemseto® a 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0% (v/v) e endosulfan (350g i.a.ha-1). Observou-se que as concentrações a 1,5 e 2,0% causaram mortalidade acima de 80% sobre A. argillcea após 120h do desenvolvimento larval. A CL50 estimada do concentrado emulsionável de nim para lagartas de 1° ínstar foi de 1,50% (v/v) e a CL90 foi de 1,98% (v/v), respectivamente após 72 e 120h do contato com o produto.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.