Germinação de Sementes e Formação de Mudas de Psidium guajava L. (Goiaba): Efeito de Sombreamento
PDF

Palavras-chave

psidium guajava L.
sombreamento
desenvolvimento de mudas.

Como Citar

Carlos Lopes, J., & Rocha de Freitas, A. (2009). Germinação de Sementes e Formação de Mudas de Psidium guajava L. (Goiaba): Efeito de Sombreamento. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8471

Resumo

Objetivou-se neste experimento avaliar a germinação de sementes e o desenvolvimento pós-seminal de plântulas de goiaba, variedade Paluma, em diferentes níveis de sombreamento. O experimento foi conduzido em ambiente protegido, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), em Alegre-ES. O substrato utilizado foi o Plantmax Floresta®, colocados em sacos de polietileno preto-opaco de 15x30 cm. A semeadura foi feita a uma profundidade de 20 mm. Os níveis de sombreamento utilizados foram: sol pleno (0,85 Lúmem/m2), sem utilização de sombrite; cobertura com uma tela (0,74 Lúmem/m2); cobertura com duas telas (0,70 Lúmem/m2), e cobertura com três telas (0,40 Lúmem/m2). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes. Maior porcentagem de germinação foi obtida nas sementes mantidas sob sol pleno e sob cobertura com uma tela. As mudas indicaram uma tendência para menor desenvolvimento com o aumento dos níveis de sombreamento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.