Efeito do Condicionador de Solo na Germinação e Desenvolvimento de Sementes de Goiaba
PDF

Palavras-chave

Psidium guajava L.
germinação
condicionador de solo
substrato.

Como Citar

Carlos Lopes, J., & Rocha de Freitas, A. (2009). Efeito do Condicionador de Solo na Germinação e Desenvolvimento de Sementes de Goiaba. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8470

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das diferentes dosagens do condicionador de solo Fertium® na germinação e no desenvolvimento das mudas de goiaba. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, ao nível de 50% de sombreamento. Os tratamentos foram constituídos pelos substratos compostos por solo+areia+esterco dosados com diferentes concentrações do condicionador de solo Fertium®, como se segue: solo + areia + esterco; solo + areia + esterco + Fertium® 1 g L-1 e solo + areia + esterco + Fertium® 2 g L-1. As avaliações ocorreram durante um período de 150 dias. Ao final desse período foi calculada a germinação, índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento de raiz e de parte aérea, conteúdo de massa fresca e seca de plântulas. O uso de condicionador de solo determinou diferença significativa no desenvolvimento das plântulas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.