Estratégias de Controle Alternativo de Pragas em Borrazópolis/PR
PDF

Palavras-chave

inseticidas naturais
agricultura familiar
produção agroecológica.

Como Citar

Rupp, M. M. M., Santos, M. R. da S. A. dos, Daniel, M. A., Izzo, M. P. M., Souza Junior, S. P. de, Lara, P. V., Cruz, M. E. da S., SchwanEstrada, K. R. F., Sena, J. O. A. de, Cunha, F. A. D. da, & Silva, M. A. G. da. (2009). Estratégias de Controle Alternativo de Pragas em Borrazópolis/PR. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8463

Resumo

O objetivo do projeto foi o desenvolvimento e implementação de estratégias de controle alternativo de insetos-pragas em cultivos em propriedades familiares no município de Borrazópolis/PR, a partir da interação profissionais – estudantes / recém-formados da UEM e agricultores através da transferência de tecnologias. É um município de baixo IDH, com predominância de agricultores familiares. A metodologia utilizada se baseia em pesquisa de campo e análise de dados coletados junto aos agricultores, principalmente em relação a ocorrência de insetos-pragas. Com esse trabalho foi possível disponibilizar estratégias sustentáveis de controle alternativo de pragas agrícolas de importância econômica compatíveis com a realidade das propriedades rurais familiares do município, conscientizar os agricultores da importância da manutenção do agroecossistema em equilíbrio, agregação de conhecimentos técnicos com o fortalecimento da extensão rural, capaz de atender as demandas da agricultura familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.