Assistência Técnica Aos Agricultores Familiares De Um Projeto De Assentamento No Município De Jataí – Go, Para Produção E Conservação De Forragem De Milho Crioulo
PDF

Palavras-chave

produção vegetal
alternativa agroecológica
assistência técnica
assentamento
extensão universitária

Como Citar

Freitas, T. F. de, Martins, J. P., Assunção, H. F. da, & Ribeiro, D. D. (2009). Assistência Técnica Aos Agricultores Familiares De Um Projeto De Assentamento No Município De Jataí – Go, Para Produção E Conservação De Forragem De Milho Crioulo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8462

Resumo

A experiência de produzir silagem surgiu a partir do “Projeto Sementes”, intitulado: “Reaplicação, reprodução e disseminação de sementes de milho crioulo e implantação de um banco de sementes: estratégia para autonomia de agricultores familiares em Jataí (GO)”, o qual está implantado no Projeto de Assentamento Rio Claro. Com o andamento do mesmo observou-se a necessidade de articular com os agricultores as diversas formas de utilização do milho. Como o período de estiagem nessa região é acentuado, a alternativa de produzir silagem, vem suprir a necessidade nutricional do gado, mantendo a produção leiteira, principal fonte de renda na comunidade. Além disso, substituirá a aquisição da ração nesta época, permitindo independência no processo produtivo. O desenvolvimento de tal atividade objetiva permitir aos agricultores, dignidade, maior renda e qualidade de vida. Almeja-se ainda a retomada da solidariedade e a cooperação entre os agricultores assentados produzindo de forma coletiva.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.