Resposta do Almeirão à Aplicação de Três Fontes de Fertilizantes Orgânicos
PDF

Palavras-chave

Cichorium intybus L.
adubação orgânica
fonte de nitrogênio.

Como Citar

Steiner, F., Sabedot, M. A., & Lemos, J. M. (2009). Resposta do Almeirão à Aplicação de Três Fontes de Fertilizantes Orgânicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8459

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de fontes orgânicas sobre as características produtivas do almeirão ‘Cabeça Vermelha’ nas condições de Marechal Candido Rondon, PR. O experimento foi realizado em área de cultivo orgânico em Argissolo Vermelho eutrófico. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições e 12 tratamentos distribuídos em esquema fatorial 3 x 4. Os tratamentos resultaram da combinação da aplicação de três fontes orgânicas (dejeto bovino, biofertilizante de suíno e cama-de-aviário) e de quatro doses (0; 100; 200 e 300 kg ha-1 de N). A colheita foi realizada 52 dias após o transplante das mudas. Não houve interação significativa entre fontes e doses de N para as características produtivas do almeirão, assim como efeito significativo das fontes orgânicas testadas. Para as doses de N houve resposta polinomial quadrática para todas as variáveis analisadas, com resposta até a dose de 240 kg ha-1 de N.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.