Efeito do Composto Orgânico sobre a Produção e Acúmulo de Nutrientes nas Folhas de Couve Manteiga
PDF

Palavras-chave

Brassica oleraceae var. acephala
adubação orgânica
macronutrientes.

Como Citar

Steiner, F., Sabedot, M. A., & Lemos, J. M. (2009). Efeito do Composto Orgânico sobre a Produção e Acúmulo de Nutrientes nas Folhas de Couve Manteiga. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8454

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de composto orgânico sobre a produção e acúmulo de nutrientes nas folhas de couve manteiga cultivar Geórgia nas condições de Marechal Cândido Rondon/PR. O experimento foi conduzido em área de cultivo orgânico em Argissolo Vermelho. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos foram compostos por cinco doses de composto orgânico (0, 10, 20, 40 e 60 Mg ha-1). A colheita foi realizada 76 dias após o transplante das mudas. Todas as características avaliadas foram influenciadas pelas doses do composto orgânico aplicadas. A massa fresca e seca de folhas apresentou valores máximos de 126,85 e 14,45 g planta-1 com a aplicação de 53,6 e 54,0 Mg ha-1 de composto orgânico, respectivamente. A exportação máxima de nutrientes pelas folhas de couve manteiga foi de 593,2 mg planta-1 de K, 529,1 mg planta-1 de N, 124,1 mg planta-1 de Ca, 74,5 mg planta-1 de Mg e 61,7 mg planta-1 de P.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.