Avicultura Agroflorestal: abundância e independência na interação entre aves de produção e agroflorestas.
PDF

Palavras-chave

avicultura ecológica
pastejos rotativos
sistemas agroflorestais.

Como Citar

Pupe, R. C., Neneve, P., Hoffmann, M. R., Pereira, J., & Carneiro, R. G. (2009). Avicultura Agroflorestal: abundância e independência na interação entre aves de produção e agroflorestas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8445

Resumo

Ambientada no cerrado do Distrito Federal, esta experiência tem início na procura de pequenos avicultores por alternativas alimentares para suas aves, buscando minimizar a dependência por insumos comerciais. Para tanto, idealizou-se um sistema inovador, apoiado pelos fundamentos dos sistemas agroflorestais e dos pastejos rotativos, sendo denominada Avicultura Agroflorestal. Iniciado em janeiro de 2009, este sistema foi desenhado com uma faixa de agrofloresta, concebida em atenção à dieta das aves, que circunda a área de pastoreio, formada por piquetes de gramíneas, leguminosas, arbustos e árvores forrageiras. Conta com agricultores e extensionistas em sua concepção, implantação e avaliações. O principal resultado até o momento foi à materialização da proposta, com a implantação do sistema, possível graças ao diálogo e à capacitação com metodologias apropriadas. Os princípios propostos foram adaptados de forma participativa e têm sido apropriados pelos agricultores participantes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.