Conhecimentos Etnopedológicos dos Agricultores do Centro-Sul do Paraná
PDF

Palavras-chave

etnoconhecimento
agricultura familiar
classificação de solos

Como Citar

Benassi, D. A., Santos, J. A. B., & Giarola, N. F. B. (2009). Conhecimentos Etnopedológicos dos Agricultores do Centro-Sul do Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8440

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento dos agricultores familiares da região Centro-Sul do Paraná sobre os solos de pequenas comunidades rurais tradicionais. O trabalho foi realizado nas comunidades de Cerro da Ponte Alta e Barra Mansa, município de Irati, e o conhecimento pedológico dos agricultores foi analisado por meio de metodologias participativas e abordagem direta. Foram aplicados trinta questionários semi-estruturados aos agricultores e, com o auxílio dos mesmos organizados croquis com a distribuição dos solos na paisagem, por meio de técnicas de ranqueamento e tempestade de idéias. Os resultados obtidos mostraram que os agricultores reconhecem os diferentes tipos de solos existentes nas suas unidades de exploração agrícola, tipificando-os por meio de um sistema próprio de classificação. Foram reconhecidos oito tipos de solos pelos agricultores: 1) Terra Branca Batumadeira; 2) Saibrinho Azul; 3) Saibro Amarelo; 4) Terra Amarela; 5) Terra Preta do Cerro da Ponte Alta; 6) Terra Preta da Barra Mansa; 7) Terra Branca Solta; e, 8) Terra de Areia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.