Potencialização dos Sistemas de Produção Animal em Propriedades Familiares Agroecológicas
PDF

Palavras-chave

produção animal
manejo
agricultores familiares

Como Citar

Passos, G. R., Cardoso, I. M., Freitas, A. F., Souza, L. M., Mancio, A. B., Assis, S. O. de, Furtado, S. D. C., & Silva, B. de M. (2009). Potencialização dos Sistemas de Produção Animal em Propriedades Familiares Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8439

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo caracterizar e otimizar os sistemas de produção animal em quinze propriedades familiares agroecológicas no município de Araponga – MG. A pesquisa participativa possibilitou o levantamento e a sistematização dos dados, bem como o resgate e a análise da percepção dos(as) agricultores(as) e a reflexão sobre temas como manejos nutricional, instalações e aquisições de bovinos e caprinos. A partir do trabalho houve melhoria na integração animal aos agroecossistemas. Os agricultores obtiveram aumento da produção de esterco, redução das aquisições de insumos externos e potencial de produção de rações para compor as dietas dos animais, devido às práticas de manejo nutricional adotadas. Além das melhorias técnicas alcançadas, os(as) agricultores(as) tiveram a oportunidade de aprofundar seus os conhecimento empíricos sobre criação animal.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.