Utilização do Extrato de Folhas de Prunus persica no Controle de Miíases por Cochliomyia spp
PDF

Palavras-chave

agroecologia
bicheira
Pessegueiro

Como Citar

Schafhauser, E., Cerdeiro, A. P. dos S., Oliveira, C. N. G. de, Richter, E. M., Ribas, J. L., & Almeida, R. O. de. (2009). Utilização do Extrato de Folhas de Prunus persica no Controle de Miíases por Cochliomyia spp. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8436

Resumo

Infestações por larvas de moscas do gênero Cochliomyia são comuns em situações de bovinos criados extensivamente em países de clima tropical determinando a doença designada Miíase, conhecida popularmente como bicheira. O controle de tal enfermidade é realizado usualmente aplicando-se químicos tópicos ou endoectocidas injetáveis. Na busca de soluções mais baratas e com menor potencial contaminante ao meio-ambiente, o extrato de folhas de Prunus persica tem sido utilizado como alternativa agroecológica preventiva no desenvolvimento destas infestações. A experiência tem sido realizada desde outubro de 2008 por todos os técnicos, estagiários e funcionários do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, ligados à área de produção e bem estar animal, situado no município de Pinhais, no Estado do Paraná, obtendo-se resultados eficientes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.