Recuperação de Parte da Mata da Serra de São Gonçalo, Através do Replantio de Espécies Florestais Nativas
PDF

Palavras-chave

sustentabilidade
caatinga
impactos ambientais

Como Citar

Oliveira, E. Q. de, Gurjão, K. C. de O., & de Lima, C. J. (2009). Recuperação de Parte da Mata da Serra de São Gonçalo, Através do Replantio de Espécies Florestais Nativas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8429

Resumo

O trabalho teve como objetivo desenvolver ações de conservação e uso sustentável da serra de São Gonçalo, levando os alunos a refletirem e entenderem os impactos ambientais causados pelo desmatamento indiscriminado da caatinga, importância de sua recuperação e de sua utilização de forma sustentável. O trabalho foi realizado em uma área de aproximadamente 1 ha da serra de São Gonçalo dentro dos limites da Escola Agrotécnica Federal de Sousa no biênio 2006-2007. Inicialmente, visitou-se a serra para identificar os impactos ambientais e as espécies nativas da região. As espécies escolhidas para a revegetação da parte da serra foram: a)Angico preto (Anadenanthera macrocarpa (benth); b) Pau ferro (Caesalpinia férrea); c) Aroeira (Myracroduon urundeuva Fr. All ) e d) Umburana (Commiphora leptophloeos ). Foi iniciado a avaliação do plantio das mudas, com resultados iniciais satisfatórios principalmente em função do bom período de inverno da região.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.