Avaliação Agronômica e de Doenças Foliares em Genótipos de Cebola em Cultivo de Base Ecológica
PDF

Palavras-chave

Allium cepa
recursos genéticos
melhoramento genético

Como Citar

Leite, D. L., Garibaldi, N. L., Douglas, R. A., Schwengber, J. E., Corrêa, M. S., & Tavares, I. B. (2009). Avaliação Agronômica e de Doenças Foliares em Genótipos de Cebola em Cultivo de Base Ecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8428

Resumo

Pesquisas estão sendo feitas para obter cultivares resistentes a pragas e doenças como meio de reduzir ou até eliminar o uso de agrotóxicos no controle das mesmas. O objetivo do trabalho foi o de avaliar dez genótipos de cebola em sistema de base ecológica, quanto ao rendimento agronômico (peso médio de bulbos e produtividade) e resistência a doenças foliares (queima-acinzentada e mancha púrpura), como trabalho inicial para o desenvolvimento de cultivares adaptadas aos sistemas de cultivo de base ecológica. O experimento foi conduzido em 2008, na Estação Experimental de Cascata, da Embrapa Clima Temperado, seguindo as práticas recomendadas para este sistema de cultivo. Os dez genótipos apresentaram diferenças quanto as características avaliadas, destacando-se as cultivares Petroline e Primavera em produtividade, tamanho de bulbos e menor suscetibilidade às doenças, as quais seguirão sendo trabalhadas no melhoramento genético para sistemas ecológicos de cultivo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.