Educação Ambiental nos Assentamentos de Reforma Agrária Solidária
PDF

Palavras-chave

Preservação
ambiente
assentamento
rural
conhecimento

Como Citar

Cavalcante Guedes, M. V., & Alves de Oliveira Freitas, M. J. (2009). Educação Ambiental nos Assentamentos de Reforma Agrária Solidária. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8421

Resumo

Este artigo buscou avaliar os métodos e ações de educação ambiental utilizados nos assentamentos nas áreas de Reforma Agrária Solidária nos municípios de Russas e Palhano, no Ceará. Os dados foram coletados mediante a aplicação de uma entrevista estruturada com uma amostra de 18 assentados, selecionada por sorteio dentre homens e mulheres que desenvolvem funções diferenciadas nos Assentamentos A e B. Os resultados revelaram um bom conhecimento dos pesquisados sobre métodos e técnicas de preparo da terra, uso do adubo orgânico, rotação e consorciação de culturas, manutenção de cobertura do solo e cuidados e armazenamento da água. Concluiu-se que os assentados mostraram bom aprendizado dos conteúdos trabalhados nos grupos e sua maior conquista representou a assimilação de conhecimentos sobre o manejo da terra com respeito ao meio ambiente como ferramenta necessária à elevação da produção e renda das famílias envolvidas, e consequente melhoria das condições de vida nos assentamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.