Desenvolvimento da Agricultura Orgânica no Acre
PDF

Palavras-chave

agroecologia
Amazônia Ocidental
História

Como Citar

Siviero, A., & Abreu, U. S. (2009). Desenvolvimento da Agricultura Orgânica no Acre. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8420

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar historicamente os fatos que marcaram o desenvolvimento da agricultura orgânica no Acre ocorrido nos últimos doze anos. Os estudos foram realizados através de pesquisa bibliográfica e de entrevistas junto a 32 agricultores orgânicos do baixo Acre. A criação da Feira Orgânica de Produtos Naturais de Rio Branco, em 1998, foi o fato que mais contribuiu para o fortalecimento da agricultura orgânica no Acre, pois, viabilizou a comercialização da produção pela venda direta e estreitou laços entre o agricultor e o consumidor. Um grande esforço foi realizado na área de capacitação de 3310 pessoas, custeio e investimentos na agricultura orgânica. Foram consumidos cerca de R$ 750.000.,00 no setor de agricultura orgânica no Acre em 12 anos. O processo de conversão dos grupos de agricultores de convencionais para o sistema de produção orgânico está em andamento sendo a produção restritiva para o mercado externo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.