Perfil Polínico da Carga de Pólen Transportada por Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera: Apidae) Proveniente de Colônias Instaladas em Área de Agricultura Familiar na Bahia.
PDF

Palavras-chave

abelhas
tipos polínicos
meliponicultura.

Como Citar

Costa, S. N., Andrade, J. P., Santana, A. L. A., dos Santos, P. C., Alves, R. M. de O., & de Carvalho, C. A. L. (2009). Perfil Polínico da Carga de Pólen Transportada por Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera: Apidae) Proveniente de Colônias Instaladas em Área de Agricultura Familiar na Bahia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8417

Resumo

A análise do pólen coletado pelas abelhas possibilita identificar as suas preferências florais, além de contribuir com o desenvolvimento da atividade apícola/meliponícola e a geração de renda. O presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil polínico da carga de pólen transportada por Melipona scutellaris em um fragmento de mata Semidecidual no Estado Bahia. Para conhecer as fontes de pólen utilizadas por M. scutellaris, foram coletadas operárias que retornavam para as colônias com cargas de pólen, no período de 05:00 ás 18:00 durante agosto/2008 a março/2009. Foram realizadas as análises qualitativa e quantitativa dos tipos polínicos, determinando-se as porcentagens e as classes de ocorrência. Um total de 37 tipos polínicos foram encontrados, sendo que os mais freqüentes foram os tipos Solanum paniculatum (19,01%) e Spondia 1 (16,50%), enquanto que os mais constantes foram Solanum paniculatum (7) e Solanum 5 (5). As famílias Myrtaceae, Mimosaceae e Solanaceae foram as mais representadas nas massas de pólen transportadas por M. scutellaris.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.