Resumo
A análise do pólen coletado pelas abelhas possibilita identificar as suas preferências florais, além de contribuir com o desenvolvimento da atividade apícola/meliponícola e a geração de renda. O presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil polínico da carga de pólen transportada por Melipona scutellaris em um fragmento de mata Semidecidual no Estado Bahia. Para conhecer as fontes de pólen utilizadas por M. scutellaris, foram coletadas operárias que retornavam para as colônias com cargas de pólen, no período de 05:00 ás 18:00 durante agosto/2008 a março/2009. Foram realizadas as análises qualitativa e quantitativa dos tipos polínicos, determinando-se as porcentagens e as classes de ocorrência. Um total de 37 tipos polínicos foram encontrados, sendo que os mais freqüentes foram os tipos Solanum paniculatum (19,01%) e Spondia 1 (16,50%), enquanto que os mais constantes foram Solanum paniculatum (7) e Solanum 5 (5). As famílias Myrtaceae, Mimosaceae e Solanaceae foram as mais representadas nas massas de pólen transportadas por M. scutellaris.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.