Produção de Biomassa em Mudas de Copaíba Produzidas em Diferentes Substratos, Recipientes e Níveis de Luminosidade
PDF

Palavras-chave

produção de mudas
vermicomposto
Copaifera langsdorfii Desf.

Como Citar

Dutra, T. R., Grazziotti, P. H., Santana, R. C., Massad, M. D., & Oliveira, F. L. de. (2009). Produção de Biomassa em Mudas de Copaíba Produzidas em Diferentes Substratos, Recipientes e Níveis de Luminosidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8411

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes substratos, recipientes e níveis de luminosidade na produção de biomassa de mudas de copaíba em condições de viveiro. O experimento foi conduzido por 130 dias, em delineamento experimental blocos casualizados com três repetições, no esquema fatorial 5 x 2 x 4, sendo estudado o efeito de cinco substratos, dois recipientes e quatro níveis de luminosidade. A espécie apresentou boa plasticidade de desenvolvimento em condições de baixa luminosidade. O tubete de 110 cm3 apresentou-se superior ao de 280 cm3 quanto à produção de matéria seca de raiz. A adoção de substratos com boa capacidade de drenagem e aeração deve ser preferida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.