Projetos Agroambientais em Terras Indígenas: Perspectivas Atuais sob a Ótica do Etnodesenvolvimento
PDF

Palavras-chave

Educação Agroambiental
Indigenismo
Educação Intercultural Indígena

Como Citar

Guerreiro Fontoura Costa, R. M. (2009). Projetos Agroambientais em Terras Indígenas: Perspectivas Atuais sob a Ótica do Etnodesenvolvimento. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8408

Resumo

A preocupação com o uso de recursos naturais em Terras Indígenas vem ganhando ênfase diante dos desafios em busca da sustentabilidade territorial. O objetivo dessa pesquisa é contextualizar projetos de cunho agroambiental que vem sendo desenvolvidos nesse panorama nas últimas décadas, procurando discutir de que forma este processo vem ocorrendo, os diferentes atores sociais, organizações e políticas envolvidas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre o tema e entrevista. A partir da Constituição de 1988 os indígenas passam a ter seus direitos reconhecidos, juntamente com a crescente organização da sociedade civil. Hoje temos vários projetos de cunho agroambiental sendo realizados por diversas instâncias no Brasil, que se tornam cada vez mais indispensáveis para a consolidação desses povos em seus territórios, mas que ainda encontram muitos desafios a trilhar, sendo alguns deles levar em conta as demandas específicas dos povos em questão.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.