Lixo e Compostagem como Ferramentas para Conscientização Ambiental em uma Comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé – Manaus- AM
PDF

Palavras-chave

permacultura
agroecologia
resíduos orgânicos e inorgânicos.

Como Citar

Ballesteros, K. V. R., Vaz, L. P. N., Gomes, D., Cortezão, R. H., & Scudeller, V. V. (2009). Lixo e Compostagem como Ferramentas para Conscientização Ambiental em uma Comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé – Manaus- AM. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8400

Resumo

A compostagem é um processo de decomposição de materiais orgânicos que ocorre por meio da ação de micro e macroorganismos do solo e do calor. Na comunidade Julião, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (Manaus, AM), foi realizada uma oficina para abordar o tema, mostrar sua importância e incentivar a implementação de composteiras no local. A atividade foi realizada com adultos e crianças, com metodologias diferenciadas para as faixas etárias, unindo a teoria e a prática, e sempre tentando aliar o conhecimento científico aos saberes populares. Os temas: lixo, reaproveitamento, coleta seletiva, adubação orgânica e percepção ambiental foram discutidos e usados no estímulo à atitudes mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. Além de noções de ciclagem de nutrientes, a oficina também se propôs a discutir com os comunitários alternativas para um problema bastante comum em uma comunidade humana: o lixo. Ao final, apesar de detectar que na comunidade é pouco o lixo orgânico produzido, foram abertas duas composteiras, uma na escola e outra no terreno do horto medicinal comunitário.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.