Resgate das Estratégias e Alternativas de Uso da Água por Famílias Rurais da Sub-Bacia do Rio dos Cochos, Semi-Árido Mineiro.
PDF

Palavras-chave

Palavras-chave
Populações rurais
Agroecologia
Saber Tradicional.

Como Citar

Campos Rodrigues, A. C., & Magalhães Ribeiro, Áureo E. (2009). Resgate das Estratégias e Alternativas de Uso da Água por Famílias Rurais da Sub-Bacia do Rio dos Cochos, Semi-Árido Mineiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8396

Resumo

Resumo Devido à dependência que as populações rurais têm com a água, acumularam ao longo de gerações, técnicas de manejo integradas ao seu meio natural. Baseado na Agroecologia, este trabalho, realizado nas comunidades rurais da Sub-Bacia do Rio dos Cochos, Norte de Minas Gerais, região Semi-árida; objetivou resgatar o saber tradicional e valorizá-lo, no sentido de recriar alternativas, e enfrentar dificuldades causadas pelo aumento da escassez de água na região. Foram entrevistadas 37 famílias em seis comunidades, com questões relacionadas à água. Observou-se que o uso da água depende de sua disponibilidade, e durante a escassez priorizam certas atividades. 50% das famílias deixam de produzir principalmente horta, feijão e milho; e o extrativismo tem sido bem aceito como alternativa alimentar, sendo menos dependente da água das chuvas. A reutilização da água é costume para 91% dos entrevistados. O processo de desenvolvimento dessas técnicas é contínuo e fortalecido pelo resgate cultural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.