Percepção Ambiental: Uma Ferramenta Para a Transição Agroecológica.
PDF

Palavras-chave

Área de Proteção Ambiental
crise
diálogo
saber local.

Como Citar

Campos Rodrigues, A. C., & Mendonça Torres, D. (2009). Percepção Ambiental: Uma Ferramenta Para a Transição Agroecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8377

Resumo

Resumo A Área de Proteção Ambiental no município de Coqueiral, sul de Minas Gerais é uma Unidade de Conservação criada com a finalidade de assegurar o bem estar das populações locais, e preservar a fauna, flora e recursos hídricos. Este trabalho, realizado em 2007, objetivou analisar a percepção ambiental dos moradores da APA e contribuir para o diálogo entre o conhecimento científico e o saber local, alimentando o processo de transição agroecológica. A economia local se baseia na cafeicultura com intenso uso de insumos químicos. Mais de 70% dos entrevistados percebe o mundo passando por uma crise ambiental, sendo que 60% destes não vêem a crise ocorrendo no seu entorno. Apenas 30% já ouviram falar na APA. Faz-se necessário um maior diálogo entre os idealizadores da APA, os detentores do benefício econômico e os moradores da APA. Metodologias de educação ambiental e de reuniões participativas devem ser propostas utilizando-se destes estudos sobre a percepção do meio ambiente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.