Capacitação em Agroecologia: Síntese dos Esforços do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário - DATER/SAF/MDA, de 2004 a 2008
PDF

Palavras-chave

Formação em Agroecologia
Capacitação de Agentes de Ater
Extensão Rural Agroecológica.

Como Citar

de Almeida Aguiar, M. V., Caporal, F. R., Gomes de Souza, C., Kutscher, R. M. L., & Moreira Trovatto, C. M. (2009). Capacitação em Agroecologia: Síntese dos Esforços do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário - DATER/SAF/MDA, de 2004 a 2008. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8376

Resumo

A Formação de Agentes de Ater é uma das importantes tarefas do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural - DATER/SAF/MDA. As novas orientações da Política Nacional de Ater impuseram a necessidade de estímulos e apoio ao processo de capacitação em temas chaves para sua implementação, como a Agroecologia. Este artigo destaca algumas ações da Coordenação de Formação do DATER, em especial os cursos de Agroecologia ou com enfoque agroecológico, promovidos desde 2004. Conclui-se que estas ações devem ter continuidade, uma vez que contribuem para os avanços na construção de conhecimentos em Agroecologia e fortalecem as ações das instituições de Extensão Rural no apoio aos agricultores familiares empenhados em realizar processos de transição agroecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.