Estruturação da Comunidade de Insetos em Áreas de Produção de Hortaliças em Diferentes Fases de Transição Agroecológica na Região do Distrito Federal
PDF

Palavras-chave

sistemas agroflorestais
diversidade
entomofauna.

Como Citar

Milane, P. V., Harterreiten-Souza, Érica S., Sujii, E. R., Guimaraes, L. M., Carneiro, R. G., Laumann, R. A., & Pires, C. S. S. (2009). Estruturação da Comunidade de Insetos em Áreas de Produção de Hortaliças em Diferentes Fases de Transição Agroecológica na Região do Distrito Federal. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8373

Resumo

Em sistemas agroecológicos as comunidades de artrópodes mudam de acordo com o manejo exercido. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do aumento da diversidade de plantas e reestruturação da paisagem sobre as comunidades de insetos em sistemas de transição agroecológica e em sistema orgânico. De janeiro a abril de 2009 foram realizadas coletas diretas de insetos sobre as plantas. A abundância e a diversidade de insetos comparadas pela riqueza, índice de Shannon-Wiener e Simpson apresentaram variações temporais e entre propriedades devido aos diferentes sistemas de manejo. O aumento da diversidade de plantas nas propriedades, independente das diferenças nas espécies cultivadas, tiveram o efeito de aumentar a riqueza e diversidade de insetos ao longo da estação chuvosa. No entanto, outros fatores como variação sazonal do clima e a experiência dos coletores podem ter influenciado esses resultados e deverão ser investigados na continuação desses estudos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.