Efeito da dose e forma de aplicação de produto alternativo (Cal + Nim) no controle de Enneothrips flavens na cultura do amendoim
PDF

Palavras-chave

Amendoinzeiro
tripes
controle alternativo

Como Citar

Almeida, R. P. de, Azevedo, A. I. B. de, Andrelino, L. L., Cunha, L. C. da, & Nascimento, A. R. B. do. (2009). Efeito da dose e forma de aplicação de produto alternativo (Cal + Nim) no controle de Enneothrips flavens na cultura do amendoim. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8372

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o efeito de produto a base de Cal + Nim (Pró-Agrim) sobre o inseto-praga da cultura do amendoim, Enneotripes flavens. O experimento foi realizado em Mogeiro-PB, safra 2008. O delineamento estatístico foi em blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: 1 – 0,5 kg; 2 – 0,5 kg; 3 – 1,0 kg; 4 – 1,0 kg. (A cada tratamento foi adicionado 20L de água por pulverizador; os tratamentos 1 e 3 foram aplicados na face superior dos folíolos e os tratamentos 2 e 4 na face superior e inferior); 5 – Metamidofós (0,5L/ha) e 6 – Testemunha. As amostragens foram realizadas semanalmente, verificando-se o percentual de folíolos com injúrias causadas por Tripes. De modo geral, verificou-se que no tratamento sem controle e nos tratamentos com Cal+Nim ocorreu aumento gradual do número de folíolos com injúrias ao longo das avaliações realizadas e que apenas o metamidofós foi eficiente no controle de E. flavens.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.