Observações Fenomenológicas do Manejo Biodinâmico em Culturas Anuais e Perenes
PDF

Palavras-chave

preparados biodinâmicos
agricultura biodinâmica
Antroposofia

Como Citar

Richter, A. S., Marques, P. J. P., & Neves, G. (2009). Observações Fenomenológicas do Manejo Biodinâmico em Culturas Anuais e Perenes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8366

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar experiências práticas em Agricultura Biodinâmica, desde 2006, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, Pinhais, PR. Desde a sua criação, o CPRA proporciona condições para que as diversas correntes de Agricultura de base Ecológica possam ser experimentadas, validadas e divulgadas. A Agricultura Biológico-dinâmica vem ocupando um espaço importante dentro do CPRA como alternativa de manejo de culturas anuais, perenes e criações. As experiências práticas com Agricultura Biodinâmica no CPRA têm gerado evidências que remetem a um aprofundamento científico. Embora muitas vezes evidentes, são de difícil mensuração e compreensão pela investigação tradicional, demandando uma reformulação metodológica que permita comprovar seus resultados. A Fenomenologia é uma ferramenta que permite uma ampliação da capacidade perceptiva, complementando a visão reducionista com um enfoque sistêmico, que é processual e mutável ao longo do tempo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.