Efeito do Extrato Aquoso e do Óleo Essencial de Tagetes minuta Aplicado ao solo Sobre a Penetração de J2 de Meloidogyne incognita em Tomateiro
PDF

Palavras-chave

controle alternativo
extrato vegetal
nematóide das galhas.

Como Citar

Junges, E., Moreno, M. B., de lima, D. L., & Gomes, C. B. (2009). Efeito do Extrato Aquoso e do Óleo Essencial de Tagetes minuta Aplicado ao solo Sobre a Penetração de J2 de Meloidogyne incognita em Tomateiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8352

Resumo

Avaliou-se a penetração de juvenis de segundo estágio (J2) de Meloidogyne incognita em raízes de tomateiros cultivados em solo pré-tratado com extrato aquoso e óleo essencial de Tagetes minuta. Vasos com 500cm3 de solo infestado com 1500J2 de M. incognita foram tratados com 50mL de extrato aquoso (4 e 8%) e óleo essencial (0,05 e 0,1%) de T. minuta. Os vasos foram vedados e, após 48h, transplantou-se uma muda de tomateiro/vaso. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação em delineamento completamente casualizado com seis repetições/tratamento. Tomateiros mantidos em solo pré-tratado com água foram utilizadas como testemunhas. Doze dias após, as raízes foram coloridas com fucsina ácida para posterior avaliação do número de J2 de M. incognita penetrados/sistema radicular. Verificou-se que o extrato de T. minuta aplicado ao solo a 4% reduziu o número de J2 penetrados nas raízes dos tomateiros (P<0,05), entretanto os demais tratamentos não afetaram a penetração.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.