Controle Mecânico de Carrapatos Como Alternativa Para Diminuição da Prevalência de Babesiose Dentro do Sistema Orgânico de Produção.
PDF

Palavras-chave

agroecologia
babesiose
carrapato
controle mecânico

Como Citar

Oliveira, C. N. G. de, Richter, E. M., Cerdeiro, A. P. dos S., & Schafhauser, E. (2009). Controle Mecânico de Carrapatos Como Alternativa Para Diminuição da Prevalência de Babesiose Dentro do Sistema Orgânico de Produção. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8351

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, localizado em Pinhais-Pr, na prática de retirada mecânica dos carrapatos, ectoparasitas de bovinos. No início de suas atividades um dos maiores problemas encontrados foi a infestação por carrapatos, com o agravante de tais artrópodes serem vetores de protozoários que causam a destruição de eritrócitos dos animais. Após algumas mudanças no manejo animal, o CPRA tem se beneficiado, com a diminuição da infestação dos animais e da contaminação das pastagens por carrapatos, aumento da imunidade e mudanças no temperamento dos animais, que vêm se tornando cada vez mais dóceis, possibilitando o trabalho tranqüilo dos funcionários e consequentemente o bem-estar animal.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.