Resumo
Parte significativa dos agricultores do distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP, atua no ramo da floricultura. A Primavera, uma das espécies produzidas, tem sido atacada por Euscirrhopterus sp., praga controlada através de agrotóxicos. Dada a insustentabilidade desta prática, buscam-se estratégias mais sustentáveis para o manejo desta praga. Assim, este trabalho objetivou construir um plano de manejo de Euscirrhopterus sp. baseado em controle biológico, através da análise da sua flutuação populacional, levantamento da sua entomofauna de inimigos naturais e avaliação da sua susceptibilidade a B. thurigiensis var. kurstaki (Btk). A ocorrência do inseto praga mostrou-se concentrada durante o ano, os potenciais predadores levantados classificam-se como generalistas, e a praga mostrou-se susceptível a Btk. Os resultados possibilitam o manejo satisfatório de Euscirrhopterus sp., e promovem a transição para sistemas de produção mais sustentáveis.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.