Avaliação da Eficácia do Allium sativum sobre Nematódeos Gastrintestinais de Ruminantes.
PDF

Palavras-chave

Allium sativum
alho
trichostrongilideos
ruminantes

Como Citar

Narimam Gomes de Oliveira, C., dos Santos Cerdeiro, A. P., Schafhauser, E., Massulo Richter, E., Oberle de Almeida, R., & Krychak Furtado, S. (2009). Avaliação da Eficácia do Allium sativum sobre Nematódeos Gastrintestinais de Ruminantes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8345

Resumo

A verminose constitui um dos principais problemas que afeta os animais domésticos e causa diversos prejuízos à pecuária. Os avanços da indústria farmacêutica e introdução de anti-helmínticos no mercado são imensuráveis, porém a utilização indiscriminada destes medicamentos pode ou não ser bem sucedida e ainda apresenta inconveniências tais como, o desenvolvimento de resistência aos princípios ativos mais comumente usados, a possibilidade de ocorrerem resíduos na carne e no leite e a ecotoxicidade de alguns compostos. Esses problemas reais e potenciais têm impulsionado estudos visando o desenvolvimento de alternativas que possam contribuir para redução ou substituição do uso desses compostos. Dessa forma, objetivou-se avaliar o efeito do Allium sativum no controle de nematódeos gastrointestinais de ruminantes. Os animais utilizados para experimentação foram 14 bovinos, parasitados naturalmente por trichostrongilideos. Foram formados dois grupos com sete animais cada, fornecendo-se aos animais controle apenas água e aos animais tratamento uma solução preparada à base de alho. Os resultados foram avaliados através da redução de ovos por grama de fezes (OPG) e demonstram diminuição na contagem tanto nos animais tratamento quanto nos animais controle.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.