Exemplo de Prática Agroecológica em Localidades Rurais no Município de Santa Rosa/RS
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento sustentável
agroecologia
propriedades rurais.

Como Citar

FERREIRA, A. G., HILLIG, C., DORR, A. C., & BASTOS, C. F. (2009). Exemplo de Prática Agroecológica em Localidades Rurais no Município de Santa Rosa/RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8344

Resumo

Com o projeto “Apoio Técnico Científico no Estudo da Realidade Rural no Município de Santa Rosa: Diagnóstico Rural por Localidade e Propostas de Ação para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, o Grupo de Pesquisa Extensão Rural Aplicada analisa práticas agroecológicas no meio rural do município de Santa Rosa/RS. A coleta de dados se baseou em entrevistas semi-estruturadas feita por alunos do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados revelam que todos os produtores que possuem sistema de agropecuária na propriedade utilizam a adubação orgânica como prática agroecológica. Os produtores citam como práticas agroecológicas o tratamento nos resíduos dos animais, como por exemplo, a compostagem e o uso de dosagens recomendadas para a substituição de adubo químico pelo adubo orgânico. Ressalta-se nesta pesquisa que essa prática além de uma alternativa sustentável, também é mais econômica. A prática é justificada pelos preços dos insumos que são relativamente altos em comparação ao preço pago pelos principais produtos vendidos nessas propriedades (por exemplo, o leite e soja) e também pelo destino adequado dado aos resíduos protegendo assim o meio-ambiente. Dessa forma, a prática da adubação orgânica deve ser analisada e pesquisada como aplicação técnica agroecológica no interior do município de Santa Rosa/RS.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.