A Participação das Mulheres no Sistema de Produção no P.A. Assurini – Município de Altamira – Pará
PDF

Palavras-chave

Relações de gênero
renda da família
agricultura familiar.

Como Citar

silva, M. M. T. e, Brito, M. N. S., Silva, M. M. da, Silva, R. A. R. da, & Moura, H. F. de. (2009). A Participação das Mulheres no Sistema de Produção no P.A. Assurini – Município de Altamira – Pará. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8338

Resumo

O trabalho feminino sempre foi excluído das estatísticas e das pesquisas científicas sobre a agricultura familiar. Todavia, a questão que envolve a mulher e as relações de gênero vem ganhando força nos últimos anos. O objetivo do artigo é discutir a participação da mulher no sistema de produção, verificando de que forma isto está interferindo nas tomadas de decisão e no meio social envolvente. A pesquisa foi realizada com dez famílias que moram nas comunidades Dispensa I, Dispensa II e Gorgulho da Rita, no Projeto de Assentamento – PA Assurini, Município de Altamira-Pará. As mulheres têm uma participação significativa no sistema de produção, pois todas desenvolvem atividades na propriedade, principalmente na época da colheita. A participação feminina no sistema de produção dos estabelecimentos é significativa uma vez que elas contribuem diretamente para a manutenção da família.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.