Uso De Diferentes Adubos Foliares Na Produção Orgânica De Feijoeiro (Phaseolus vulgaris).
PDF

Palavras-chave

Urina animal
Super magro
Farinha de rocha.

Como Citar

Plucinski, L. C. P. F. L. (2009). Uso De Diferentes Adubos Foliares Na Produção Orgânica De Feijoeiro (Phaseolus vulgaris). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8337

Resumo

Com o objetivo de avaliar a eficiência de alguns biofertilizantes na cultura do feijoeiro, desenvolvido sob uma perspectiva agroecológica, foi conduzido na safra 2007/2008, um experimento a campo na UTFPR, no município de Pato Branco (PR). Os produtos avaliados foram: Super Magro (5%), Uréia natural a base de MB-4 a (5 e 10%), e Urina animal (2 e 10%). As variáveis analisadas foram: Rendimento (kg ha-1) e peso de mil grãos (g). Os resultados evidenciaram a diferença de produtividade entre os tratamentos em função da concentração de cada biofertilizante, sendo que tanto a Urina animal, quanto a Farinha de Rocha, apresentaram maior produtividade, em menores concentrações, demonstrando que quanto maior o equilíbrio nutricional da planta, maior será o seu desempenho. Além disso, o uso deste tipo de biofertilizante propicia maior relação custo-benefício, seja com relação ao aspecto econômico da produção, e/ou ambiental.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.