O Processo de Conversão para Produção Orgânica da Cultura do Cacau (Theobroma cacao L.) na Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu (COPOXIN) no Município de Brasil Novo/Pa.
PDF

Palavras-chave

agricultores familiares
produção convencional
beneficiamento do produto.

Como Citar

Silva, R. A., Carneiro, M. J., Silva, M. M., Silva, M. M. e, & Moura, H. F. (2009). O Processo de Conversão para Produção Orgânica da Cultura do Cacau (Theobroma cacao L.) na Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu (COPOXIN) no Município de Brasil Novo/Pa. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8336

Resumo

A Região da Transamazônica é caracterizada pela diversidade de sistemas de produção e por diferentes modos de exploração. O presente estudo tem como objetivo mostrar o processo de conversão da produção convencional do cacau (Theobroma cacao L.) para produção orgânica. Este estudo foi realizado com 10 agricultores pertencentes à Cooperativa de Produtos Orgânicos – COPOXIN, no mês de Abril de 2009 na localidade Nossa Senhora de Nazaré, próximo ao município de Brasil Novo no Estado do Pará. Os agricultores da COPOXIN estão se adaptando ao processo de conversão, onde houve algumas dificuldades, destacando-se a falta de poder aquisitivo para construção da estrutura na propriedade para o beneficiamento do produto e a utilização de caldas biológicas nos cultivos de cacau. Apesar das limitações os associados estão seguindo rigorosamente as orientações técnicas para o beneficiamento do produto para garantir o selo de certificação orgânica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.