Toxicidade de Urina de Vaca e da Manipueira de Mandioca Sobre Pragas Chaves do Abacaxi
PDF

Palavras-chave

Controle Alternativo
Plantas Tóxicas e Pragas.

Como Citar

Gonzaga, A. D., Sousa, S. G. A. de, Silva, N. M. da, & Pereira, J. O. (2009). Toxicidade de Urina de Vaca e da Manipueira de Mandioca Sobre Pragas Chaves do Abacaxi. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8329

Resumo

A utilização de extratos de plantas pode ser uma alternativa para o controle de pragas. Dentre as plantas com atividade inseticida, destaca-se o subproduto (manipueira) da produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta) e a urina de vaca. Esse trabalho teve, como principal objetivo, investigar o potencial inseticida da manipueira e da urina de vaca sobre as pragas chaves do abacaxi e realizar um monitoramento dos insetos presentes em uma área de um Sistema Agroflorestal (SAF´s) em condições experimentais com a pesquisa participativa. Os extratos utilizados foram pulverizados sobre plantas de abacaxi, em duas concentrações (1:20L H2O e 0,5: 20L H2O). Todas as concentrações analisadas causaram mortalidade dos insetos superior a 50%, sendo que a maior concentração causou a mortalidade de todos os insetos. O potencial destes produtos demonstrados no experimento coloca os mesmos como uma alternativa ao uso de inseticidas sintéticos no controle das pragas do abacaxi.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.