Levantamento de Fitopatógenos Causadores de Doenças em Frutíferas Nativas na Região Sul do Rio Grande do Sul
PDF

Palavras-chave

antracnose
ferrugem
goiaba serrana
pitanga
araçá.

Como Citar

Hellwig, T. C., & Ueno, B. (2009). Levantamento de Fitopatógenos Causadores de Doenças em Frutíferas Nativas na Região Sul do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8325

Resumo

O trabalho teve como objetivo identificar os principais fitopatógenos que causam doenças importantes em frutíferas nativas na região sul do Rio Grande do Sul. As principais doenças encontradas foram: a) goiaba serrana – antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) causando seca de ramos e podridão de frutos; b) pitanga – ferrugem (Puccinia psidii) e antracnose (C. acutatum) em frutos, mancha em folhas (Phaeoseptoria eugeniae); c) antracnose (Colletotrichum) em frutos de araçá e uvaia; d) ferrugem (P. psidii )em folhas de cerejeira do rio grande.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.